lovers-poems.com em português

 

Minhas Raízes na Espanha, por Oriza Martins

JOSÉ MARTIN ESCUDERO e ANA ESCUDERO VAL VERDE, casal espanhol, emigrou para o Brasil em 1927, acompanhado pelos filhos (Ana, Pilar, José, João, Maria, Vitória) e alguns primos. O filhinho mais jovem faleceu durante a travessia do Atlântico. Ana passou a noite toda velando o filho, solitária, antes de seu corpo ser entregue ao seio do Atlântico, e jamais ela se esqueceu desses momentos.
       No Brasil, estabeleceram-se na região noroeste do Estado de São Paulo, em Planalto, trabalhando na agricultura. Aqui no Brasil, tiveram outro filho - Emilio.
       José e Ana pertenciam ambos à família Escudero - eram primos. Residiam em Torviscon, onde nasceu a filha Pilar, minha mãe. Dedicavam-se, na Espanha,  à agricultura - almendros, uva, vinho. Sua propriedade chamava-se "Las tres hermanas".
       Outro ramo da família de Ana - Val Verde - era de Albuñol, onde o pai - Santiago - foi alcaide no início do século XX. Tratava-se de família tradicional na região. Anos após chegarem ao Brasil, Ana recebeu uma herança através do Consulado, em São Paulo. 
       Como a maioria dos imigrantes, no Brasil, Ana e José enfrentaram tempos difíceis. Ela, em especial, estava acostumada a um padrão de vida privilegiado na Espanha, roupas finas, meias de seda. Logo ao chegarem, foram roubados no porto de Santos, perdendo vários baús com grande parte dos objetos e valores trazidos da Espanha. Mas, de índole calma, pacífica, Ana sempre aceitou com dignidade e perseverança as adversidades enfrentadas.
       José era o típico espanhol: determinado, trabalhador, interessado na conjuntura mundial - do tipo "anarquista, graças a Deus". Dizem que era dissidente político na Espanha. Costumávamos manter calorosos embates ideológicos, embora eu fosse ainda muito jovem. Ele adorava leitura informativa, especialmente as Seleções do Readers Digest, que eu também apreciava e assinava. Já em idade avançada, nos anos 60, meu avô José caminhava muitos quarteirões para buscar o exemplar de O ESTADO DE SÃO PAULO que só chegava aos confins do interior paulista pelo correio, com um dia de atraso.
        Ana faleceu em janeiro de 1961, em Fernandópolis, e José, três anos depois, em Penápolis, em janeiro de 1964.

 
 
 

Olá! Bem vindo ao nosso cantinho!

Oriza Martins

Gifs by Oriza  

- para você, com carinho!

 

Um site do Portal de Emoções

Aqui você tem inúmeras opções para enviar e responder mensagens, agradar os amigos, entes queridos, seus amores...

Meus Poemas

+ PoesiasReflexões

Livro de Visitas: Deixe sua mensagem   

 ATENÇÃO: Se o script de alguma mensagem não funcionar no Orkut, etc., por favor, informe-nos a URL da página neste Email.

 





 

 

 

 

 

 

 

 

Envie a mensagem por email:

 

 

 

 

Home - English French-Français Portuguese-Português Italian-Italiano German-Deutsch Spanish-Español GUESTBOOK

Copyright www.orizamartins.com

Privacidade

email